10 julho 2014

Novos (so)rrisos


  Perder você me lembrou eu mesma com seis anos, quando arranquei meu primeiro dente da frente. Lembro até hoje quando sentei na cadeira do dentista e fui tomada por uma sensação de medo, mesmo sabendo que tinha que fazer aquilo naquele momento. E depois de arrancado, depois de sentir um momentâneo alívio, veio a dor. Uma dor incomparável, dessas que dizem que alivia com sorvete, mas ficam um tempão ali, latejando, martelando na sua cabeça, atrapalhando seus pensamentos e te dando vontade de chorar e correr de volta pro dentista pedir pra ele colocar o dente de volta. Sem contar a sensação de vazio que fica quando você passa a língua e não sente nada, só um buraco...cadê aquela "coisa" que ficava ali?! Você se sente tão horrível que não dá nem vontade de sorrir nas fotos. Ah! Como é ruim perder um dente...parece que falta o melhor pedaço nosso. E foi assim perder você. Meu melhor pedaço. Meu motivo pra sorrir.

  E não tem jeito, o buraco fica mesmo, como uma cicatriz. Mas conforme o tempo passa, a gente se acostuma. Parece que a dor vai sumindo, e tomar sorvete todos os dias parece um sonho. As piadinhas sobre ter janelinha param de incomodar e sorrir nas fotos começa a ser engraçado; a gente se acostuma com aquele vazio que tanto incomodava.

 E logo um novo dente começa a nascer. No começo incomoda, a gente fica bem aflito, acha melhor ficar banguela do que passar pela dor de novo. Porque, afinal, querer um dente novo depois de demorar tanto tempo pra se acostumar com aquele vazio? 
 Não tem jeito, é a lei da vida. Dentes crescem pra nos fazer lembrar o quanto é bom sorrir de boca cheia, com vontade mesmo, deixando de lado a vergonha e a tristeza. Pra nos lembrar que também crescemos, e precisamos abandonar antigas vontades e antigas acomodações.
 Novos dentes nunca serão iguais aos velhos, mas podem ocupar o vazio de uma forma tão bonita que a gente até esquece que um dia eles não estiveram lá. 

 E voltamos a sorrir.

(Eu não esqueci você, apenas cresci e agora não sou mais banguela; tem novos dentes crescendo...novos corações. E eu devo me preparar. Espero te ver novamente em breve, com um sorriso maravilhoso no rosto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário