20 outubro 2013

Doe sangue!

 Hoje vim falar sobre um assunto um pouco mais sério, mas de muita importância.

 Sexta feira passada encontrei com uma amiga e fomos doar sangue. Quer dizer, de inicio eu fui só para acompanhar, mas chegando lá eu senti uma vontade enorme de doar...e fui!
  
 Para quem nunca doou, assim como eu, o cadastro é feito na hora, só precisa de um documento com foto. Aí você tira uma gotinha de sangue do dedo para fazer o teste de anemia, depois mede pressão, pulsação, dá seu peso e sua altura, e por fim tem um questionário com uma enfermeira, pra saber se você tem alguma doença, como é sua vida sexual, se tem tatuagens, e todas as coisas que podem impedir a doação.

 Depois vem a coleta, é bem parecido com tirar sangue, mas com uma agulha um pouco mais grossa. Não dói para furar (e olha que eu tenho trauma com agulhas), e todo processo dura de 7 a 12 minutos, dependendo do seu fluxo sanguíneo. E depois, no minimo 15 minutos de recuperação, depende de como seu corpo vai reagir. No final, tem um lanche pra você sair bem mesmo.

 Eu não consegui ir até o final, infelizmente minha pressão caiu...mas consegui encher meia bolsa, e espero que seja aproveitada de alguma forma, já que meu sangue é do tipo O negativo, o doador universal.

 Para quem tem preguiça e acha que vai ocupar o dia inteiro, todo processo não dura mais que uma hora. Eu doei no Hemocentro da fundação Pró Sangue que fica basicamente em frente a estação Clínicas do metrô. Você ganha atestado, ou seja, pode faltar no trabalho/faculdade tranquilo...São dois passos que podem salvar uma vida, de verdade!

Apesar de não ter conseguido ir até o fim, depois veio uma satisfação muito grande de saber que eu poderia estar ajudando alguém...valeu a pena passar mal! =)

Aqui, a foto do meu protocolo de doação:



 Pra quem quiser saber mais, esse é o site da fundação Pró Sangue: http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.aspx

 Lá eles explicam todo processo, quem pode ou não doar, e quais os principais postos em todas cidades do Brasil, além de informar como anda o estoque de cada tipo sanguíneo (tem uns em situação muito crítica, gente!) e várias outras informações legais de saber.

 Vamos ajudar?


*PS: O Blog passou de 1000 visualizações hoje, pessoal! Sei que não é nada em termos de número, mas vocês não sabem como estou feliz!! Obrigado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário