03 outubro 2013

Festival das Cores

 Aconteceu nesse sábado, dia 28 de Setembro, a primeira edição brasileira do HOLI - Festival das Cores, em São Paulo...o que fez muita gente (inclusive eu!) procurar saber mais sobre esse festival tão famoso e diferente.

O Festival das Cores original acontece todo ano, na Índia, como uma forma de comemorar a chegada da primavera. Durante o dia todo pessoas se reúnem para celebrar com balões d'água, pétalas de flores e pó colorido, lançados uns nos outros para se desejar um "feliz Holi", além de comidas, bebidas e danças, tudo no estilo marcante da cultura indiana.



   A história mais aceita para o festival é a lenda do rei Hiranyakashyap (oi?), cujo filho Prahlad recusava-se a venerá-lo. O rei então tramou um plano com sua irmã Holika, que possuia o poder de não se queimar, que ela arrastaria o príncipe para uma fogueira. Porém, ao entrar na fogueira acompanhada, seus poderes foram anulados e ela morreu queimada, sendo o príncipe salvo pela entidade que ele venerava. Assim, a lenda mostra a vitória do bem contra o mal, um dos principais fundamentos do festival, bem como propiciar união, esquecendo do sistema de castas por alguns minutos.



As cores possuem significados próprios, como o otimismo do laranja, a calma do azul e a vitalidade do verde. Fogueiras também são acesas nas vésperas, iluminando a cidade e remetendo a lenda. Os hindus acreditam que o fogo nos rituais aquece o corpo enrijecido pelo inverno, levando embora as doenças.




Várias outros lugares do mundo se inspiraram para criar sua própria versão do festival, que chegou até mesmo no Brasil esse ano. Claro que na edição brasileira os princípios não eram os mesmos princípios hinduístas da Índia, mas acredito que deu para sentir um pouco do gostinho do que é esse festival que parece ser composto de boas vibrações e sensações extremamente positivas.



Aqui tem um vídeo bacana da edição de 2013, nos EUA:


Não pude ir esse ano, mas espero uma nova dose ano que vem...ou quem sabe um dia estar presente no festival original, em plena Índia! (é uma das coisas principais na minha lista de viagens!)



Happy Holi pra todos! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário